segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Vitórias!

Há pouco mais de um mês, tivemos o prazer de receber aqui em casa, a visita da minha irmã Pri, quando ela me ligou estava orando, e aproveitei para pedir uma palavra a Deus... A visita foi uma benção, como é bom falar de Cristo, das experiências com Deus, bendizer o nome dEle. Conversamos bastante, louvamos, falamos com Deus e Deus falou conosco. Sou muito grata a Deus por sua maravilhosa, doce e impactante presença, ouvir sua voz é bom demais! Enfim... a palavra que Deus me deu naquela manhã, foi a que pensei para postar aqui, sobre as "Diversas vitórias de Davi", escrito no livro de 1 Crônicas 18.

Assim como Davi, nós enfrentamos guerras, gigantes, perseguições, mas se tivermos um coração adorador como o de Davi, se valorizarmos a presença de Deus, como Davi valorizou, receberemos de Deus também as vitórias que Davi recebeu! Atentem para a oração de Davi, antes de receber as vitórias... "Quem sou eu, Senhor Deus? E qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?... trataste-me como ilustre...fizeste toda esta grandeza... ninguém há como Tu, e não há Deus fora de Ti...Confirme-se e engrandeça-se o Teu nome para sempre... ". Esta oração Davi fez depois de ouvir o Senhor falando através do profeta Natã, que ele não edificaria o templo e que um de seus filhos edificaria. Davi tinha em seu coração dar o melhor para Deus, entendo pela Bíblia que Deus era o centro da vida de Davi. Antes de sair à guerra Davi consultava a Deus pedindo direção, Davi reconhecia que tudo que ele era e tinha, vinha de Deus, e sabia que sem Deus ele nada podia. Quando pecou, orou ao Senhor clamando perdão, clamando com um coração quebrantado pela presença dEle (Sl 51).
Depois dessa oração (1 Cr 17:16-27), diz que Davi derrotou os filisteus, moabitas, Hadar-Ezer... No capítulo 18, cita duas vezes que "O Senhor guardava a Davi, por onde quer que ia". (v.6 e 13). Mas o que achei interessante é que depois dessas vitórias contra os inimigos, Davi recebia os despojos das guerras, escudos de ouros, tributos, servos, carros, cavalos, muitíssimo cobre, toda sorte de vasos de ouro, prata e cobre. O que eu achei lindo é que Davi consagrou tudo ao Senhor, e o cobre, ouro, prata, Davi guardou para a construção do templo. Deus disse que Davi não construiria, então Davi começa a juntar o melhor material para a construção do templo! Salomão fez o mar de cobre, as colunas e os utensílios de cobre com os despojos das guerras de seu pai. 
Aprendemos que nas guerras que enfrentamos, o Senhor nos guarda, nos concede vitória e ainda recebemos os despojos, que será útil para a construção do templo de Deus. Em Corintios Paulo fala que nós somos templo e morada do Espírito de Deus, logo entendo que as guerras que enfrentamos servem para nossa edificação. O ouro é provado no fogo para que saiam as impurezas...precisamos passar por fornalhas para que nosso eu morra e para que o Senhor apareça cada vez mais em nossas vidas!
Nas guerras podemos fazer como Davi fazia, louvar ao Senhor, no Sl 25:2 "Deus me, em Ti confio, não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim", no Salmo 17 em que Davi pede proteção, no Salmo 27 em que ele anela pela presença de Deus, em extrema tristeza Davi recorre a Deus e confia nEle: "Até quando?...Até quando... atende-me, ouve-me Senhor... mas eu confio a tua benignidade, na tua salação se alegrará meu coração, cantarei ao Senhor porquanto me tem feito muito bem" (Sl 13), são tantos Salmos que Davi louvava em meio a guerras, vales, perseguições, tristezas... e o louvor do adorador Davi não cessava, quando Deus lhe dava vitória, ele continuava a louvar, nos Salmos 28 Davi exorta a louvar a majestade de Deus: "Dai ao Senhor a glória devida aos seu nome, adorai ao Senhor na beleza da sua santidade...", ele louvava pelo livramento concedido por Deus (Sl 30). O louvor era constante nos lábios de Davi.
Nas guerras. lutas, vales, cavernas, gigantes, perseguições, Deus ensinou o adorador Davi a ser rei!
Quanto mais lemos a Bíblia, mas encaramos o sofrimento de maneira diferente. Recebemos várias instruções: que a tribulação gera paciência, que somos bem aventurados quando choramos, pois conhecemos o Espírito Consolador, que somos bem aventurados quando somos perseguidos, estamos andando nas pisadas do nosso Mestre. Vejam o que Pedro escreveu: "Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois..."se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nessa parte" (1 Pe 4), e Tiago: "Eis que temos por bem aventurados os que sofreram. Ouviste qual foi a paciência de Jó, e viste o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso" Tg 5:11. Muitas vezes o nosso sofrimento tem o propósito de edificar outros e contribuir para o crescimento do reino de Deus, temos como exemplo Paulo, que escrevendo aos Filipenses disse: "Eu quero irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito de evangelho". O próprio Jesus enfrentou grande dor, com propósito de salvação para nossas vidas! Tenho aprendido que mais importante que a ausência da dor é a presença de Deus na dor!
Que possamos dizer como Paulo disse: "Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho" Fp1:21, "Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira" At 20:24. 
Não posso deixar de falar, do sofrimento como uma colheita do pecado... porque a Bíblia nos diz que não se engane o homem, o que ele plantar, ele colherá... mas que o Senhor nos livre desse sofrimento! Que sejamos puros, santificados pelo sangue de Jesus e pela Sua santa Palavra!

"Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nEle, como também padecer por Ele" Fp 1:29

Que Deus te abençoe e te faça muito feliz!
Andréa R.C.Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...