quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Acautelai-vos do fermento dos fariseus

"Mas se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes". Foi o que Jesus falou aos fariseus, quando eles criticaram os discípulos quando estavam com fome e colheiam espigas para comer. No capítulo 12 do livro de Mateus, Deus nos mostra algumas atitudes de fariseus e escribas que devemos ter cuidado. Depois desse fato, lemos sobre a cura do homem que tinha uma das mãos mirradas, os fariseus  perguntam se era lícito curar ao sábado, em seguida Jesus liberta um endemoniado cego e mudo, e os fariseus? Disseram que Jesus expulsava demônio por Belzebu! Podemos dividir suas atitudes em 4 partes: 1) Os fariseus criticam os discípulos porque colhiam espigas ao sábado; 2) Para acusar Jesus, perguntaram se era lícito curar aos sábados; 3) Dizem que Jesus expulsa demônio por demônio... a 4ª parte falo em seguida...
Lendo Mateus 12, percebi que os fariseus estavam sempre procurando uma brecha para acusar Jesus, e quem é o acusador? O acusador é o nosso adversário, satanás, em Ap 12:10 diz: "E ouvi uma grande voz do céu que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do Seu Cristo; porque já o ACUSADOR de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite", ele foi a Deus falar que Jó era fiel por que Deus dava bens, família e saúde, e Deus permite Jó ser provado (Jó 1). Zacarias viu numa visão (Zc3) satanás acusando o sumo sarcedote Josué. Faço uma pergunta: Se abrimos a boca para acusar o próximo, para quem estamos emprestando a nossa boca?? Devemos ter muito cuidado com isso! Nessa visão de Zacarias, lemos que de fato as vestes de Josué estavam sujas, mas ainda assim, O SENHOR repreende satanás e troca as vestes de Josué e o orienta a andar em Seus caminhos. Não vejo Jesus como acusador de ninguém...pelo contrário, o anjo disse a Maria: "E Ele se chamará Jesus, porque SALVARÁ seu povo do seus pecados". O nome JESUS CRISTO, significa SALVADOR UNGIDO... Deus falou na visão de Zacarias, que Ele faria vir o Renovo, que é Jesus, e que tiraria a iniquidade da terra.
Lembro de Pedro, que chegou a negar Jesus 3 vezes, porém, alcançou o perdão e não vemos na Bíblia Jesus lançando essa fato no rosto de Pedro, pelo contrário, Jesus perdoa e escreve uma nova história, Pedro foi um instrumento de Deus para alcançar muitas vidas, na sua primeira pregação, foram 3000 almas! Onde há arrependimento sempre há perdão e onde há perdão há sempre misericórda e uma nova história. Os pensamentos de Deus são muito mais altos que o nosso! Constatamos isso na vida de Pedro, satanás queria acabar com a vida dele, mas Jesus intercedeu ao Pai. Deus tinha um grande projeto a ser realizado através da vida daquele discípulo. Jesus veio ao mundo para nos salvar, se estamos com vestes sujas, o sangue dEle nos purifica de TODO o pecado. Por que emprestar a boca a satanás, se podemos agir como Jesus agiu? Com acusações muitas vezes magoamos, e em vez de sermos usados para levantar uma pessoa, somos usados para pisar e afundar ainda mais! Lembram dos amigos de Jó? Sem compreender tudo que acontecia com Jó, foi buscar respostas onde? Na acusação, dizendo que certamente Jó estava em pecado. Somos limitados, muitas vezes por não entender o trabalhar de Deus na vida de uma pessoa abrimos a boca e procuramos logo um pecado para acusar. Mas não é isso que Deus quer que façamos. As vezes quando estamos no processo de santificação, cumprindo a Palavra, nos esforçando pra viver de acordo com ela, devemos vigiar para não olhar para o próximo com olhar fariseu, nos achando melhor ou mais justo, não podemos nos esquecer do maior dom, o mais excelente que é o AMOR, não podemos esquecer da misericórdia. A Igreja do Senhor não deve ser insensível diante dos sofrimentos e viver de aparência. Ao contrário dos escribas e fariseus Jesus não se importava de estar na companhia de publicanos e pecadores, antes investiu seu tempo nas pessoas que realmente precisavam dEle e que desejavam ouvir a sua mensagem. Talvez por se achar justo demais por cumprir as leis, os fariseus esqueciam do amor e até se escandalizavam quando via uma atitude de amor de Jesus!
Em Jo 8 fala da história de uma mulher adúltera, que foi levada pelos escribas e fariseus. Tentaram colocar Jesus num "beco sem saída", foram logo falando que pela lei ela deveria ser apedrejada, "e tu o que dizes?" perguntaram a Jesus, falaram isso tentando Jesus, para que tivessem do que o acusar, MAS Jesus começa a escrever no chão e a Bíblia não nos fala o que Jesus escreveu, só sei que depois ele fala: " Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra contra ela"...depois Jesus pergunta a mulher: "Onde estão os acusadores? Ninguém te condenou?", e ela diz: "Ninguém Senhor!", atentem para a resposta de Jesus: NEM EU TAMBÉM TE CONDENO, VAI-TE e NÃO PEQUES MAIS"
Li no estudo de rodapé da Bíblia pentecostal a seguinte expressão:  A justiça do escribas e fariseus era exclusivamente exterior. Eles observavam regras, oravam, cantavam, jejuavam, liam as Escrituras, frequentavam cultos nas sinagogas. No entanto, substituiam as atitudes interiores corretas pelas aparências externas...O coração e o espírito, e não somente os atos eternos, devem conformar-se com a vontade de Deus, na FÉ e no AMOR". Em Mt 5.20 diz que se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus de modo algum entraremos no Reino dos céus. Jesus nos adverte pelo Seu Espírito hoje: "Acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus".
É difícil falar de fariseu e não lembrar da parábola do fariseu e publicano que encontramos em Lc 18.9-14: O vers. 9 diz: "E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros" Comparem as duas orações:
FARISEU: Em pé orava "Ó Deus, graças te dou, porque eu não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo".
PUBLICANO: Estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!"
Enquanto que a oração do fariseu era, eu, eu , eu, uma oração preconceituosa, orgulhosa e acusadora, a do publicano foi uma confissão, uma oração humilde, sem máscaras, espontânea, ele se humilhou e foi justificado!
Para finalizar, a 4ª atitude do fariseu encontrada em Mt 12, foi a de pedir a Jesus um sinal...Meu Deus! Depois de Jesus curar, libertar, ainda vieram pedir sinal a Jesus. O fariseísmo cega o homem de enxergar as maravilhas de Deus.
Escrevendo essa postagem, percebi o quanto os fariseus perseguiam Jesus, presos na religiosidade foram incapaz de vê-Lo como Salvador e o seguir para servir! Que Deus nos guarde desse fermento dos fariseus, que nós como filhos de Deus amemos com coração puro e sejamos usados para edificar, exortar que é diferente de acusar, lembrando do que a Palavra nos diz: "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica". Rm 8:33

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia" Pv 28:13

Louve! Cassiane "Bendito seja o Cordeiro" e Armando Filho " Nenhuma condenação"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...