quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como agradar a Deus?

Como é bom estar de volta!
Hoje quando estava preparando a aula das crianças, o Espírito Santo me mostrou vários versículos relacionados a um tema maravilhoso(Aprendendo a agradar a Deus), não podia deixar só para as crianças, vim correndo ligar o laptop para dividir com todos! Que o Espírito Santo fale conosco!

O texto sugerido pela direção do departamento infantil foi o Jo 14.15 que diz: "Se me amais, guardai os meus mandamentos". Jesus é bem claro ao dizer isso...mais na frente, no vers.21, Ele diz: Aquele que tem os meus mandamentos e os GUARDA, este é o que me ama! Não é apenas conhecer os mandamentos e sim guardar, cumprir...

Como agradar a Deus? (Essa pergunta é tão abrangente, vamos responder por estapas...)

1. Temos que CONHECÊ-LO...Deus é vivo, tem sentimentos, como vou agradar a Ele, se eu não O conheço, se eu não sei o que Ele gosta, ou não gosta?! Fica difícil! 
No livro de Oséias fala a respeito de conhecer  Deus, em Os 4.6a diz: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei.." No cap.6 ele diz...CONHEÇAMOS e PROSSIGAMOS em CONHECER o Senhor... e mais na frente no vers.6: Porque quero misericórdia e não sacrifício, e o CONHECIMENTO de Deus mais do que holocaustos"
Dessa resposta vem outra pergunta...Como conhecer Deus?
a) Através da Sua Palavra. A Bíblia é um livro inspirado pelo Espírito Santo para nos revelar a cerca de Deus. É um manual de instrução do Criador para a criatura. Na Palavra, aprendemos a conhecer Deus, vemos que o pecado causa destruição, entendemos o plano redentor através de Cristo, e ela nos ajuda a andarmos em santificação, obediência, fidelidade. Quando encaramos a Bíblia como manual de PRÁTICA e fé, quando nos dispomos a fazer o que nela tem escrito, independente de ir contra a nossa vontade ou não, vamos nos aproximando de Deus e conhecendo Ele cada dia mais.
b) Através da oração. Orar é conversar com Deus. É uma maneira de nos tornarmos íntimos dEle. Costumo a dar o seguinte exemplo: você está lendo essa postagem mas não me conhece, mas vamos supor que tenha meu telefone de contato no blog, e você me liga, e passamos a nos conhecer, se você me ligar todos os dias para conversarmos, vamos nos tornar a cada dia mais íntimos, concorda? E se você me conhece, mas nunca me procura, nunca me liga, e quando eu ligo, você está ocupado demais para me atender, nunca tem tempo para falar comigo, logo, não criamos um elo, uma amizade, uma intimidade, e assim acontece com muitos que conhecem a Deus, mas não O busca, acaba, esfriando e quando menos espera, está bem distante do Seu Criador.
c) Buscando constantemente a Sua face. No Sl 42, o salmista disse: "Assim como a corça anseia pelas águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus..." Temos que buscar a Deus todos os momentos, constantemente, pois Ele é o Pão que nos alimenta, e se bebermos da Sua água não teremos sede! Em Mateus fala : "Buscai PRIMEIRO o Reino de Deus e sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentada". Deus nos garante que quando buscamos a Ele em primeiro lugar, Ele cuida. Deus não mente, sou testemunha viva que Ele cuida mesmo! Muitos O buscam por interesse, buscando as bênçãos e não o Senhor da bênção! Deus quer que nos aproximamos dEle por amor e gratidão! "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar".
Depois de conhecer a Deus, para realmente agradá-Lo, vamos ao segundo item:
 
2. Temos que OBEDECÊ-LO. Não adianta conhecer e não obedecer, Deus fala através do profeta Isaías: "Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim ..." Is 29.13a. Quem pode esconder algo de Deus, Deus conhece TUDO, Ele vê tudo, Ele é Onisciente e Onipresente, conhece os pensamentos, as intenções, conhece os corações, conhece o profundo e escondido! A Bíblia fala sobre filhos da desobediência, sabemos que o pecado desagrada a Deus e nos afasta dEle. "Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o Seu rosto de vós, para que vos não ouça" Is 59.2.  Você pode até pensar, "somos pecadores", mas há uma diferença para quem aceita o plano redentor de Cristo, passamos a ser pecadores remidos e passamos a viver em santificação, não mais na prática do pecado, pois agora somos livres, gosto muito do que diz em 1 João, esclarece essas dúvidas. Fala da confissão do pecado e perdão de Cristo, fala sobre quem é de fato filho de Deus... se você tem dúvidas medite em 1 João, são apenas 5capítulos! (http://www.bibliaonline.com.br/acf/1jo/1) No capítulo 3, vers. 5-6 diz: "E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu". E quem permanece nEle? Veja o que diz o vers. 24: "E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado". Isso só é possível através de Cristo, quando entregamos nossa vida a Ele, e O aceitamos como SALVADOR, Ele nos purifica e nos justifica. Glória a Deus! Quando cremos com o coração e confessamos com a boca, Ele vem, nos limpa com seu sangue e o Espírito Santo vem e começa a habitar em nós, nos guiando e nos ajudando no processo de santificação.
Só é possível ama-Lo se O conhecermos! Como vou amar alguém se eu não o conhecer? Posso até dizer da boca pra fora...mas não vou estar amando! Gosto muito da passagem em Cl 1.9, onde Paulo roga a Deus pelos cristãos em Colossos, "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo" Desde que meditei nessa passagem, sempre oro assim a Deus, para que Ele me revele qual é a Sua vontade pra minha vida, pois é a melhor, é boa, perfeita e agradável, que me dê inteligência espiritual, que me faça crescer no conhecimento dEle e não nos meus "achismos", em minhas concepções, que eu me esvazie cada vez mais de mim e que Ele me encha cada vez mais dEle,  que me ajude a andar dignamente, O agradando... Sei que serei respondida nessa minha oração, porque bom é quando a nossa vontade se une a vontade de Deus, e tenha certeza: Ele quer que O conheçamos mais!

3) Não devemos amar o mundo. O mundo que falo aqui, é o mundo corrompido pelo pecado, a Bíblia é clara "Não ameis o mundo nem o que no mundo há". Se sabemos que esse mundo jaz (é morto) no maligno, que é governado por Satanás, se cobiçamos as coisas do mundo, se amarmos o mundo, estamos odiando a Deus, não sou eu quem digo, mas a Palavra..."Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus". Adúlteros aqui fala daquele que trai a Deus. "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (riquezas)".  O primeiro mandamento é "Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". "Porque Demas me desamparou, amando o presente século...", escreveu Paulo em 2 Tm 4.10. Demas abandonou a obra, pois se embaraçou com as coisas dessa vida, amando mais o mundo do que a Deus. O mesmo Paulo escrevem aos Coríntios: "Portanto meus amados irmãos, sede FIRMES e CONSTANTES, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor". 1Co15.58. Nosso lar não é aqui, somos peregrinos na terra, estamos aqui de passagem, para proclamar o Reino. Qual está sendo o seu alvo?

"E qualquer coisa que lhe pedirmos, dEle a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista". 1 Jo 3.22

Um comentário:

  1. Este texto falou muito comigo.As vezes me pergunto se realmente estou agradando a Deus, para mim foi uma benção pois precisava lê tudo isto e meditar bastante sobre COMO AGRADAR A DEUS.
    Que este Deus maravilhoso continue abençoando todos nos.Te amo cada vez mais filha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...